• Biologia

    Sejam Bem Vindos!

    Seja bem vindo ao blog da galera que faz o curso de biologia 2010.2 da UFRN.
    Aqui voce poderá encontrar notícias, artigos, textos e idéias postadas pelos alunos do curso. Colabore você também com o conteúdo ou incentive as postagens com seus comentários e opiniões.

  • Panda Gigante

    Panda gigante – Ailuropoda melanoleuca

    O panda gigante, também conhecido como “bamboo bear” (urso do bambu) por sua dieta extremamente especializada, é muito sensível a mudanças em seu habitat.

    O panda gigante é o símbolo das espécies ameaçadas. Apenas populações muito pequenas ainda sobrevivem na China. Os ursos panda estão ameaçados de extinção devido à destruição de seu habitat. Em junho de 2004, o número de pandas na natureza era estimado em um total de 1.600 indivíduos.

  • Panda Gigante

    Tigre Siberiano – Panthera tigris altaica

    Pode não demorar muito para testemunharmos a extinção de uma das seis espécies de tigres do mundo, o siberiano (Panthera tigris altaica) ou tigre de Amur. As populações caíram vertiginosamente nos últimos anos para cerca de 250 animais e a espécie enfrenta um gargalo genético que a põe em risco de consanguinidade.

0

Planta envia sinal SOS para insetos

agosto 28, 2010

Plants can summon insects to their aid to avoid being munched to death by caterpillars, scientists have found.

Leafy tobacco plants have evolved a "chemical SOS" that attracts predatory insects that eat the attackers.

In the journal Science, researchers revealed that the caterpillars' saliva activates this signal.

The modified signal causes Geocoris insects, which feed on the caterpillar larvae and eggs, to swoop in - rescuing the plant and gaining a meal.

The work was carried out by Silke Allmann of the Swammerdam Institute for Life Sciences in Amsterdam, Netherlands, and Ian Baldwin of the Max Planck Institute for Chemical Ecology in Germany.

They discovered that when the plants were attacked by tobacco hornworm caterpillars, Manduca sexta, the caterpillar saliva caused a chemical change in "green leaf volatiles" - pungent chemicals that the plants produce. The familiar smell of cut grass is generated by green leaf volatiles (GLVs).

The scientists studied the effect further by setting up a fake plant attack.

They glued caterpillar eggs onto two groups of tobacco plants, using cotton swabs to coat the eggs on one group of plants with the plant's own GLVs. The eggs on the other plants were treated with GLV mixed with caterpillar spit.

The plants "perfumed" with the plant chemical alone had only 8% of their eggs attacked, whereas plants perfumed with the plant and caterpillar-derived chemical mixture chemical lost almost a quarter of their eggs.
All of these missing eggs had been eaten by the Geocoris bugs, which were attracted by the chemicals.
The modified chemical seems to "betray the location of the feeding caterpillar", the researchers concluded in their paper.
"Why the larvae would produce such an apparently [disadvantageous chemical] in their saliva remains to be determined."

(Imagem e reportagem por BBC UK - 27 de agosto)


Minhas desculpas mas estou com muita preguiça pra traduzir, então, google translate mode ON.
2

Guia rápido de como desenhar

agosto 27, 2010

Pois é gente, o Prof. Bruno, que dá aula de fungos e botânica em Biodiversidade, disse hoje uma coisa perturbadora pra turma: Agente vai ter desenhar na aula prática.

Essa é uma notícia perturbadora exatamente por que quase ninguém sabe desenhar se não agente tinha feito arquitetura ou designer no vestibular na turma além de bonecos de palitinho (que agente aprende na 1ª série) e coraçõeszinhos, no caso das frescas meninas. Por essa motivo, o professor em sua vasta sabedoria nos agraciou com um sagaz conselho: "Aprendam a desenhar", por isso, para esse problema, eu trouxe um solução pra vocês aprenderem de uma vez por todas como se faz desenhos profissionais, um guia rápido tirado diretamente das páginas de revistas que ensinam a fazer mangás (desenhos japoneses).

Preparados? é assim ô:

Clique para ampliar

Fácil não? Passei a noite desenhando corujas nas paredes no meu quarto. Tenho uma leve impressão que desenhar fungos será ainda mais fácil.
0

Nostalgia...

agosto 26, 2010

Eee, que bateu hoje umas saudades dos tempos de colegio.  Aquela época em que eu não prestava atenção na aula mas ficava tudo bem, por que os professores se preocupavam com a minha aprovação e faziam de tudo pra me ver com notas boas. Época boa em que "gazear" aula era o máximo e a única coisa que eu sentia que tinha perdido depois era de ver os colegas da turma. Os trabalhos era a base do ctrl+T, ctrl+c e ctrl+v, e não importava o conteúdo já que no final eu não sabia de quase nada mesmo do que tinha escrito.

ÊEEEE SAUDADE!!

Clique pra ampliar

E o pior é essa nova onda que o povo chama de Bullying né? Na minha época isso traumatizava pro resto da vida fortalecia os alunos mais fracotes, hoje ser chamado de burro no colégio ou ser maltratado pelos mais velhos é caso de polícia com direito a acompanhamento psicológico e tudo pro adolescente. Imagina se isso funcionasse na universidade também, os calouros tavam lascados tudinho né?!

Clique para ampliar

Sei não.. nostalgias a parte, no final de tudo eu acho que estar na universidade é a melhor coisa pra mim.

Ass: Alex
0

Esse é o nosso mundo natural..

Você nunca mais verá um pato da mesma maneira..


Nos corredores da univerisdade tem um bocado de gente que deveria aprender com os gambarzinhos.

Créditos ao blog Capinaremos, visitem!
0

Bactéria sobrevive 553 dias no espaço

Cientistas britânicos revelaram que um tipo de bactéria que foi deixada durante 553 dias em pleno espaço, sujeita a condições hostis à vida, conseguiu sobreviver.

No experimento, as bactérias foram colocadas no exterior da Estação Espacial Internacional (EEI), onde ficaram expostas a raios cósmicos, forte radiação ultravioleta e mudanças significativas de temperatura. Além disso, toda a água presente na pedra desapareceu no vácuo espacial.

A experiência é parte de uma missão para encontrar micróbios que poderiam ser úteis a futuros astronautas em viagens de exploração espacial.

Agora, cientistas da Open University, responsáveis pela pesquisa, estão investigando como as bactérias conseguiram sobreviver às provações.

Parece celular

Já se sabe que esporos de bactérias são capazes de sobreviver vários anos em órbita, mas este é o maior período de sobrevivência registrado por cianobactérias (microorganismos que fazem fotossíntese) no espaço.

Os micróbios foram retirados de penhascos na cidade de Beer, na costa sul da Inglaterra. Quando expostos ao espaço, eles ainda estavam em pequenos pedaços de rocha extraídos do penhasco.

Elas possuem uma parede celular espessa e esta pode ser uma razão de sobreviverem tanto tempo no espaço.

Quando a equipe da Open University enviou as rochas para o espaço, tudo o que sabia é que o material continha comunidades de bactérias diferentes. Os cientistas não sabiam quais delas, se é que alguma, voltariam à Terra com vida.

“Tudo morreu naquelas rochas, menos aquele tipo particular de micróbio”, disse o professor da Open University Charles Cockell, que participa do Estudo, à BBC.

“Acreditamos que este micróbio pode ser usado em sistemas de suporte vital, para manter pessoas na Lua ou em Marte, onde não há oxigênio”, afirmou.

Segundo a pesquisadora Karen Olsson-Francis, também da Open University, "também existe um conceito de que se nós tivéssemos de desenvolver bases na Lua ou em Marte, poderíamos usar bactérias para biomineração, ou seja, para extrair minerais importantes das rochas".

A pesquisa alimentou uma teoria popular segundo a qual microorganismos podem, de alguma forma, ser transportados de um planeta a outro viajando em rochas - meteoritos - para semear vida onde ela não existe.

Fonte: BBC Brasil
0

Isso que eu chamo de "humor negro"

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


Criatividade do blog Um Sábado Qualquer, confira!!
0

Descoberta Rã do tamanho de uma ervilha na ilha de Bornéu


Cientistas descobriram uma rã do tamanho de uma ervilha, a menor já encontrada  na Ásia, na Ilha de Bornéu.
Machos adultos da minúscula espécie têm de 10,6 a 12,8 milímetros, e o anfíbio foi batizado Microhyla nepenthicola, com base no nome da planta em que vive, de acordo com a revista especializada Zootaxa.
O pesquisador Indraneil Das, do Instituto de Biodiversidade e Conservação da Universidade Malaysia Sarawak disse que a subespécie havia sido originalmente identificada de forma errônea em museus.
"Cientistas supostamente acreditavam que se tratava de indivíduos jovens de uma outra espécie, mas na verdade são adultos de uma espécie nova", disse ele.

As minúsculas rãs foram encontradas na beira de uma estrada que leva ao pico da montanha Gunung Serapi, no Parque Nacional de  Kubah, no estado de Sarawak da Malásia.
Os cientistas dizem que rastrearam as rãs pelo canto, que começa ao pôr-do-sol.
A descoberta é parte de uma busca global executada pela Conservação Internacional e pela União Internacional para a Conservação da natureza a fim de "redescobrir" 100 espécies perdidas de anfíbios.

Original do Estadão.
0

Entenda como compreender um biólogo

agosto 25, 2010

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas
freqüentes...sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas
costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro.

Ele acha isso incrível!!!

Toda vez que vcs entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele
se empolgará
. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está
entendendo também.

Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho
diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos.
Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), ay-ays são todos lindos.

Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita
num golfinho.

Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo...
e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer
ele começará o discurso em biologuês: “são briófitas! São as plantas mais
primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas
ainda dependem da água para a fecundação e...”

É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao in vés
daquela viagem romântica. Você quer ajuda-lo? Mostre que há outras coisas no
mundo, por exemplo... convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de
discussão sobre literatura.

Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde
vem o pinhão) de estróbilo.

Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para
mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo
perfeito.

É melhor vc assistir filmes como A Era do Gelo e Procurando Nemo com amigos
que não sejam biólogos. Caso contrário, vc ouvirá, durante o filme: “ah, mas
baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca
poderiam ter saído pelo nariz dela!” E quem se importa??
0

Inauguração!!

agosto 24, 2010

Foi assim que eu me inspirei pra desenhar esse layout! =P

Ainda não está completamente finalizado mas vou melhorando aos poucos. Qualquer sugestão é só irem me dizendo valew?!
1

Ser biólogo

Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no
hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem
neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.

Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é
hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas
vocais.
Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica
incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feed
backs.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua
energia.
Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso
reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é
por peso vivo. 

E a melhor, tirada diretamente da aula de Cálculo para Biociências: Biólogo não se dá bem em cálculo por que sabe que nenhuma raiz naturalmente é quadrada!!!