• Biologia

    Sejam Bem Vindos!

    Seja bem vindo ao blog da galera que faz o curso de biologia 2010.2 da UFRN.
    Aqui voce poderá encontrar notícias, artigos, textos e idéias postadas pelos alunos do curso. Colabore você também com o conteúdo ou incentive as postagens com seus comentários e opiniões.

  • Panda Gigante

    Panda gigante – Ailuropoda melanoleuca

    O panda gigante, também conhecido como “bamboo bear” (urso do bambu) por sua dieta extremamente especializada, é muito sensível a mudanças em seu habitat.

    O panda gigante é o símbolo das espécies ameaçadas. Apenas populações muito pequenas ainda sobrevivem na China. Os ursos panda estão ameaçados de extinção devido à destruição de seu habitat. Em junho de 2004, o número de pandas na natureza era estimado em um total de 1.600 indivíduos.

  • Panda Gigante

    Tigre Siberiano – Panthera tigris altaica

    Pode não demorar muito para testemunharmos a extinção de uma das seis espécies de tigres do mundo, o siberiano (Panthera tigris altaica) ou tigre de Amur. As populações caíram vertiginosamente nos últimos anos para cerca de 250 animais e a espécie enfrenta um gargalo genético que a põe em risco de consanguinidade.

18

Quando eu crescer vou ser... Zoólogo!

setembro 18, 2010

Assim como acontece em todos os cursos, a maioria das pessoas começam a cursar sem ainda ter muita idéia de futuro ou do que fazer, as pessoas sabem apenas em que área quer atuar. O problema é que durante nosso percurso universitário, o curso exige que os alunos se identifiquem com alguma área específica e decida o futuro que quer pra si.

Em ciências Biológicas não é diferente mas talvez mais complicado por haver tantas vertentes a se analisar e especializações a se cogitar. É por esse motivo que eu trarei aqui, sempre que lembrar, alguns artigos falando sobre as principais especializações em que um biólogo pode decidir seguir, espero que aproveitem bastante as informações. Hoje, falaremos de uma das profissões mais lembrada entre os biólogos depois da de "biólogo marinho", o de Zoólogo.


ZOÓLOGO

Você gosta de charadas? Então vamos ver se acerta essa: O que é, o que é? Cuida dos animais, mas não é veterinário; estuda o comportamento deles, mas não é psicólogo; sabe do que eles se alimentam, mas não é nutricionista; analisa a relação deles com os outros bichos e com o meio ambiente, mas não é sociólogo? Será que existe alguém que faça mesmo tudo isso? A resposta é sim, o zoólogo!

Por definição básica, zoologia é o ramo da biologia que estuda os animais em todos os seus aspectos. Ela se divide em muitas subdisciplinas, como a citologia (estudo das células animais), a fisiologia (estudo dos processos que ocorrem no organismo, como a digestão), a genética e evolução (que verificam a herança dos caracteres biológicos), a ecologia (que se ocupa da relação dos animais com o meio ambiente), a etologia (estudo do comportamento animal), a zoogeografia (que procura esclarecer os fatores que intervêm na distribuição geográfica dos animais) e a taxionomia ou sistemática (que traça as linhas de parentesco entre os animais e dá nome a eles).

O zoólogo, em geral, trabalha com pesquisa, quase sempre ligado a alguma universidade. Sua tarefa pode ser estudar a recuperação de espécies ameaçadas, nomear novas espécies e analisar os impactos ambientais sobre os bichos, entre muitas outras. O caminho para quem deseja ser zoólogo é cursar a faculdade de Ciências Biológicas, que dura quatro anos, optando pela especialização em zoologia.

Foi assim que fez Salvatore Siciliano, pesquisador de aves e mamíferos marinhos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Desde criança, ele dizia que queria cuidar da natureza! Muitas profissões passaram pela sua cabeça, entre elas a de geógrafo, mas a vontade de entender os seres vivos foi maior. "Eu me identificava com as aulas de biologia no colégio e por isso as entendia com facilidade."

Viu quantas ocupações diferentes pode ter um zoólogo?! Quem pensar em seguir esta profissão precisa estar disposto a freqüentar o ambiente em que vivem os animais que escolheu para analisar. Além disso: "Tem que ler e estudar bastante e perceber o mundo a sua volta: saber, por exemplo, porque tal ave está num lugar e não em outro, no que determinado bicho se diferencia do outro. O mundo é tão dinâmico, mas as pessoas, em geral, não percebem isso. O zoólogo sim!", ressalta Salvatore Siciliano. Se você pretende se tornar um zoólogo, guarde estas palavras...


Espero que tenham gostado. Se quiserem saber um pouco mais sobre alguma especialização da biologia, deixa aí nos comentários.
Artigo original e completo no Ciência Hoje.

18 comentários:

Unknown disse...

oi tenho 16 anos e quero seguir na zoologia , gostaria de saber se tem cursos que pode me ajudar e dica de livros obrigado.

aguardo resposta

Horus disse...

E aew Willian. Para você ser zoologo, você precisa fazer graduação em Ciências Biológicas e se especializar na área da zoologia. Para você já ir aprendendo tudo o que puder, as bíblias de todo zoologo é um livro chamado "Zoologia dos invertebrados, de autoria Rupert, Fox e Barnes" e Zoologia dos vertebrados, de autoria Pough. Espero ter ajudado.

Abraços!!

Anônimo disse...

Quando eu acabar minha faculdade de ciências biológicas .. como eu entro nesse ramo ?

Unknown disse...

olá, gostaria de saber se posso me especializar em zoologia a partir da graduação em medicina veterinária.

Anônimo disse...

Olá, meu sonho sempre foi cuidar de pandas.. como em alguns videos as 'enfermeiras' mechem com eles e tals.. queria saber que curso tenho que fazer para poder mudar de país e fazer isso. ?

Unknown disse...

Olá meu nome é Luan tenho 13 anos, Um dia se Deus quiser vou ser zoólogo, Amo os Animais sempre quis ser um como posso me tornar um ?

Samuel disse...

Olá meu nome é guilherme tenho 13 anos le eu gostaria de saber como eu ingresso no ramo após a faculdade?

Unknown disse...

Eae, tenho 16 e vou ser tbm

Unknown disse...

Eai tmb quero ser um...tenho a sua idade cara

Unknown disse...

Eai tmb quero ser um...tenho a sua idade cara

Unknown disse...

Eai tmb quero ser um...tenho a sua idade cara

Unknown disse...

Oi, Meu nome é Kauê, também Quero! De cursos eu indico Pesquisar Vídeo Aulas no YouTube. E livros eu indico muito o "A Origem Das Espécies" de Charles Darwim.

Unknown disse...

Têm que se especializar Naquilo que vc quer.

Anônimo disse...

Olá sou Jéssica, e vou terminar o ensino médio este ano, pretendo seguir nesse ramo, mas para fazer especialização em zoologia e logo quando você entra na faculdade de biologia?

Unknown disse...

Meu nome é Camila e estou em dúvida pois quero ser uma zoologa e tanbem enfermeira... O que eu devo fazer pois amo mais os animais mais minha família opta por eu ser enfermeira, eu amo cuida também das pessoas

Anônimo disse...

oie meu nome e Maryana tenho 11 anos e sonho desde pequena em ser zoologa e trabalhar na Africa um dia mais todos falam que vou mudar de ideia eu nao vou quem ai tambem não,e amei essa materia #futuroszoologos

Cintia disse...

Na faculdade vc já começa a cursar disciplinas q te Fara o um zoólogo. Vc se forma zoólogo

Unknown disse...

Olá me chamo Ana Julia, pqra você se tornar uma zoóloga é necessário cursar os 4 anos da faculdade de Ciências Biológicas e depois optar por se especializar em Zoologia.

Postar um comentário