• Biologia

    Sejam Bem Vindos!

    Seja bem vindo ao blog da galera que faz o curso de biologia 2010.2 da UFRN.
    Aqui voce poderá encontrar notícias, artigos, textos e idéias postadas pelos alunos do curso. Colabore você também com o conteúdo ou incentive as postagens com seus comentários e opiniões.

  • Panda Gigante

    Panda gigante – Ailuropoda melanoleuca

    O panda gigante, também conhecido como “bamboo bear” (urso do bambu) por sua dieta extremamente especializada, é muito sensível a mudanças em seu habitat.

    O panda gigante é o símbolo das espécies ameaçadas. Apenas populações muito pequenas ainda sobrevivem na China. Os ursos panda estão ameaçados de extinção devido à destruição de seu habitat. Em junho de 2004, o número de pandas na natureza era estimado em um total de 1.600 indivíduos.

  • Panda Gigante

    Tigre Siberiano – Panthera tigris altaica

    Pode não demorar muito para testemunharmos a extinção de uma das seis espécies de tigres do mundo, o siberiano (Panthera tigris altaica) ou tigre de Amur. As populações caíram vertiginosamente nos últimos anos para cerca de 250 animais e a espécie enfrenta um gargalo genético que a põe em risco de consanguinidade.

0

Censo da vida marinha, você ouviu falar?

outubro 06, 2010

O IBGE nos últimos dias andou passando pelas nossas casas coletando informações sobre nossa família, renda e essas coisas, tudo isso pra criar estatísticas sobre a população do país para que o governo possa se basear em suas políticas governamentais, afinal, para cuidar bem de um país, é preciso saber quantas pessoas vivem atualmente nele e ter uma noção de quem são as pessoas que nele vivem não é? Então como que vamos cuidar do nosso planeta se nem ao menos sabemos de metade de tudo que vive nele?

Se considerarmos só os oceanos, que cobre quase 68% da superfície do nosso planeta, a coisa fica bem feia por que não sabemos quase nada sobre o mar. É por isso que 2.700 cientistas começaram o Censo da Vida Marinha, com a cooperação de museus, laboratórios e aquários em 80 países para aprender mais. Dez anos depois, eles terminaram... hoje.

Não, o censo não saiu batendo de coral em coral pedindo pros peixes responderem algumas perguntas. O censo usou todo tipo imaginável de tecnologia  pra cumprir o objetivo, de satélites, a submarinos tripulados e não-tripulados, a mergulhadores com câmeras, a sensores GPS e giroscópios presos nas costas das criaturas. Eles observaram um "tumulto de vida" em todo lugar, de praias aos céus acima dos mares às profundezas do oceano, onde vulcões e fissuras submersas quentes o suficiente para derreter chumbo ainda abrigavam ecossistemas. Eles descobriram 6.000 novas espécies, muitos deles surpreendentemente estranhos. E eles descobriram até alguns tipos de seres vivos que se acreditava estarem extintos. Mas o que é mais interessante para mim é como eles conseguiram rastrear vários tipos de peixe, seja em grandes cardumes, seja individualmente, através de milhares de quilômetros.



Veja o artigo completo sobre o tema feito pelo blog Gizmodo Brasil.


LEIA O ARTIGO COMPLETO....


Entre as várias espécies catalogadas e descobertas pelo censo, aí vai a foto de algumas:

Clique na imagem para ampliar e ver mais informações





Nenhum comentário:

Postar um comentário