• Biologia

    Sejam Bem Vindos!

    Seja bem vindo ao blog da galera que faz o curso de biologia 2010.2 da UFRN.
    Aqui voce poderá encontrar notícias, artigos, textos e idéias postadas pelos alunos do curso. Colabore você também com o conteúdo ou incentive as postagens com seus comentários e opiniões.

  • Panda Gigante

    Panda gigante – Ailuropoda melanoleuca

    O panda gigante, também conhecido como “bamboo bear” (urso do bambu) por sua dieta extremamente especializada, é muito sensível a mudanças em seu habitat.

    O panda gigante é o símbolo das espécies ameaçadas. Apenas populações muito pequenas ainda sobrevivem na China. Os ursos panda estão ameaçados de extinção devido à destruição de seu habitat. Em junho de 2004, o número de pandas na natureza era estimado em um total de 1.600 indivíduos.

  • Panda Gigante

    Tigre Siberiano – Panthera tigris altaica

    Pode não demorar muito para testemunharmos a extinção de uma das seis espécies de tigres do mundo, o siberiano (Panthera tigris altaica) ou tigre de Amur. As populações caíram vertiginosamente nos últimos anos para cerca de 250 animais e a espécie enfrenta um gargalo genético que a põe em risco de consanguinidade.

1

Bactérias "altruístas" protegem outras contra medicamentos

setembro 02, 2010

Dentro de uma população de bactérias, algumas que tenham resistência a drogas antibacterianas podem criar uma substância que protege a todas, diz estudo publicado na revista Nature realizado por cientistas da Universidade de Boston, Estados Unidos.

Com a descoberta, é possível que surjam novas maneiras de combate às bactérias. Um dos maiores objetivos de pesquisadores dessa área é entender como esses organismos podem resistir a antibióticos.

O estudo observou uma bactéria chamada E. Coli, que pode causar doenças em humanos e é resistente às drogas. E foi descoberto que ela produz uma substância chamada indol e a divide com as mais fracas bactérias do grupo.

A descoberta foi acidental. No começo, os cientistas estavam estudando a E.Coli para ver que mutações genéticas tornavam-na resistente a antibióticos. Surpreendentemente, segundo os próprios cientistas, observaram que a bateria produzia a substância.

A partir desta descoberta, perceberam que a produção de indol não diminuía a resistência da própria bactéria produtora para as drogas antibacterianas. Porém, passa a ter menos condições de reprodução e crescem mais lentamente do que as bactérias que receberam o fortalecimento.

Os cientistas estão chamando esta descoberta de "o primeiro caso de altruísmo de bactérias na história", segundo declaração de Hyun Youk, biofísico da universidade.

Notícia publicada no Terra Ciência.

Um comentário:

Guellity Marcel disse...

Muito legal o blog pessoal!
Sou acadêmico de biologia também, na UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande-MS.

Acessem:
www.euquerobiologia.blogspot.com

Postar um comentário